Comentário de um utilizador do site blitz, a um artigo que afirmava que o rock esta morto.
"Não estou a entender o choque...Em Portugal, o panda vai à escola e as soundtracks das novelas estão insistentemente em primeiro lugar no top de vendas, isso reflecte o que os portugueses ouvem. Isto não quer dizer que o rock está morto. Quer dizer que a pop está a fazer um trabalhão do caraças, por má que a musica seja, vende. (e nisso tenho de tirar o chapeu às editoras), mas temos também que ter em conta que cerca de 40% (fazendo por baixo) dos ouvintes de musica Rock propriamente dita, conseguem os albuns de forma ilegal.
O que este top pode verificar é que os adeptos de Jazz, Soul ou Blues são cada vez menos (porque os fãs destes géneros, tipicamente, não vão tanto por um download e preferem comprar o CD, falo por mim, no que toca a estes géneros, chego a ter bastante dificuldade em encontrar torrents e acaba por ser mais practico comprar o album).
O Rock não está morto, o rock, digamos assim, teve um terrivel acidente e está completamente desfigurado, temos bandas como 30stm Kings of leon, Muse, Green Day que tentam puxar o rock para um lado mais mainstream, mais comercial (e entendo-os, estão a fazer pela vida), quem se quer manter fiel a géneros sem dar de si, recusando sempre meter um bocado de pop na sua musica, já sabe que ou é uma das grandes bandas do género ou não pode contar encher estádios) ficando provavelmente numa realativa "escuridão" em relação ao publico em geral. Mas o Rock não está morto. O Rock & Roll está. Há bandas que tentam pegar nele de novo, mas nao lhe dao o feeling que tinha nos anos 70. Mas dizer que o Rock está morto quando temos bandas como Mars Volta, TV on the Radio, Arcade Fire ou Hold Steady p.e. a fazer musica é uma pura estupidez, tal como acabam por referir.
Por outro lado, as bandas rock de hoje, dificilmente conseguirão trazer o estardalhaço que trouxeram os Stones, os Beatles, os Pink Floyd e antes deles os Grateful dead, os The Who e os jefferson Airplanem à medida que o tempo avança e com o desbravamento de novas sonoridades, torna-se mais dificil trazer algo de completamente novo para o género, pelo que de certa forma perdeu um bocado o espirito que lhe estava inerente há 20 ou 30 anos.
Sinceramente, acho que o Rock não faz falta nenhuma nos tops de vendas, tal como os tops de vendas não me fazem falta nenhuma, não descubro novas bandas por aí.
O Rock e a musica em geral está bem como está, há bons artistas e grandes musicas para quem procurar e estiver disposto a ouvi-las, quem quer quer, quem não quer...
"
O autor deste texto, Biohazard08
Abraços!
NO MUSIC NO LIFE!
Sem comentários:
Enviar um comentário